quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Orbe paralaxCorrelation(Rules)



Paralaxe em fotografia é o termo empregado para designar uma pequena correção que devia ser feita em máquinas profissionais antigas. As máquinas profissionais daquela época usavam espelhos para projetar a imagem no filme. Assim, o bom fotógrafo sabia fazer a correção da paralaxe.

Dentro da plataforma TokenMinds, paralaxe é o termo empregado para fazer a ligação entre conceitos aparentemente "nada a ver". O que torna comum uma música pop e outra punk rock? Elas podem estar ligadas de várias formas, "obviulus". No caso do exemplo tomado, a música Barbie Girl do grupo pop Acqua, que fez sucesso nos anos 90, deu origem à sátira Barbie Girl em versão Punk Rock. Mas além da letra e do tom irônico empregado em ambas as versões, o que mais liga os dois públicos alvos tão distintos em estilo?

Assim, poderiamos extrapolar a função paralaxCorrelation(Rules) para os vários âmbitos de análise. Como o autor Henri Atlan, explica-nos em seu livro "Entre o Cristal e a Fumaça", uma análise deve ser feita considerando os vários aspectos de um sistema, sejam eles estruturas organizacionais públicas, meio ambiente, cultura local, etc.

No jogo Dungeon & Dragons, em um suplemento chamado Al Qadin, temos a seguinte categoria de jogador:

Modern adaptation[edit]

In the Dungeons & Dragons fantasy role-playing game, a type of kit, or variation on a character class, called the sha'ir was created for the Al-Qadim campaign setting. In the game, however, sha'ir have actual magical powers, and can communicate with genies. In addition to being advisors, sha'ir can also be found wandering alone in the desert, something the real sha'ir were not known for.[3]
https://en.wikipedia.org/wiki/Al-Qadim



No jogo Magos e Demônios, a ser lançado pela Token Teks, a mesma categoria de magos será utilizada para representar Xamãs, que estão presentes em diversas culturas antigas, sejam Xamãs americanos, Pajés, Shamans coreanos e todas as formas de xamanismo que lidam com entidades sobrenaturais.



Mas a paralaxe entre diferentes contextos pode ser traduzida, também, como o "sentimento comum". Quem já sofreu por uma perda, sabe o que simboliza isso em seu próprio contexto, independente da perda em si e de qualquer crença ou valores.

Os Arquétipos ligam a humanidade desde que o mundo é mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário